terça-feira, 23 de junho de 2009

Apreciação

A Moreninha, obra para quem gosta de novela.


Li o livro A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo a primeira vez ainda na adolescência, leitura essa feita em apenas um dia. Apesar de na época os livros já “concorrerem” com a tv e outros aparelhos eletrônicos, a identificação com a história, uma bela história de amor, foi inevitável. Na adolescência quem não sonha com histórias românticas? Em encontrar o príncipe encantado?
Hoje com um grau de letramento mais desenvolvido, é possível fazer criticas a obra. O livro é light, que não requer muito esforço do leitor, e que nos deixa com um estado de espírito leve. Situações ingênuas, com visível equilíbrio. Uma história onde o amor vence todas as situações díspares.
A crítica literária é unânime ao se tratar de Macedo. É atribuída a parte de sua obra, que inclui o livro A Moreninha, certa “trivialidade e invariabilidade”. Sua obra tem sido julgada, por vezes, de maneira bastante negativa.
A obra de Macedo que conta não só a historia de Augusto e Carolina, mas também o modo de viver da sociedade da época, é uma ótima leitura, pois é, bom ter um final como no livro para alimentar nossas esperanças em um mundo melhor.

Um comentário:

  1. Vou confessar: não gosto desse livro! Achei a leitura chata e a narrativa lenta e cansativa. Não gosto! Mas que bom o texto que você escreveu sobre ele - deixou bem claro que a crítica o julga negativamente, mas há quem goste, certo?

    Beijo

    ResponderExcluir